Novos autores internacionais trabalham o seu “desassossego” em Lisboa


Lisboa vai acolher o projeto "Disquiet" ("Desassossego"), Programa Literário Internacional, promovido pela organização norte-americana Dzanc Books, com o Centro Nacional de Cultura (CNC), em Lisboa, de 01 a 13 de julho.  O programa fixa-se pela segunda vez na capital portuguesa, depois da experiência de 2011, e envolve de novo 50 jovens escritores internacionais num trabalho…


Lisboa vai acolher o projeto "Disquiet" ("Desassossego"), Programa Literário Internacional, promovido pela organização norte-americana Dzanc Books, com o Centro Nacional de Cultura (CNC), em Lisboa, de 01 a 13 de julho.

 O programa fixa-se pela segunda vez na capital portuguesa, depois da experiência de 2011, e envolve de novo 50 jovens escritores internacionais num trabalho intensivo com autores "consagrados", que prevê "ateliers" de poesia, ficção e não ficção, fotografia, "storytelling" e conferências.

Gonçalo M. Tavares, Jacinto Lucas Pires, José Luís Peixoto, Patrícia Reis, Rui Zink, Alberto Vaz da Silva e a editora Guilhermina Gomes são "representantes" da parte portuguesa, aos quais se junta o escritor norte-americano Richard Zenith, especialista em Fernando Pessoa, radicado em Portugal, e o português Onésimo Teotónio Almeida, escritor e professor da Brown University, em Providence, Estados Unidos.  

Da parte norte-americana participam o encenador Robert Wilson, que também integra a Universidade de Verão da Universidade Católica, Anna Kushner, autora de "The halfway house", tradutora de "Jerusalem", de Gonçalo M. Tavares, Denise Duhamel, poetisa e professora da Universidade da Florida, John Frey, escritor e diretor de atores, George Saunders, o nova-iorquino várias vezes vencedor do prémio O.Henry do conto, e Robert Olmstead, antigo discípulo de Raymond Carver e Tobias Wolff.

Anthony de Sa, escritor canadiano de origem portuguesa, autor de "Barnacle Love", o tradutor Alexis Levitin, divulgador de Sophia de Melo Breyner Andresen e Antonio Ramos Rosa em língua inglesa, Frank Sousa, diretor do departamento de Estudos Portugueses da Universidade do Massachusetts-Dartmouth, e o escritor de origem queniana Tony Mochama são outros dos participantes nos encontros.

Entre as conferências destacam-se, no dia 02, segunda-feira, um encontro com José Luís Peixoto (14:30), no Teatro de São Luiz, e uma sessão sobre a poesia de Sophia de Mello Breyner, conduzida por Alexis Levitin e Alberto Vaz da Silva, na sede do CNC, no dia 04 de julho, quarta-feira.

No dia 05, às 12:00, a escritora e jornalista Patrícia Reis combina-se com as suas personagens na palestra "Uma mãe, uma mulher e uma mulher de negócios, num pequeno país, com grandes ideias", no CNC, antes de Jacinto Lucas Pires evocar o ator secundário de "Cosmopolis", de David Cronenberg, na fantasia "Being Paul Giamatti", a partir das 14:00, no mesmo local.

No mesmo dia, às 18:00, na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), será feito o lançamento de "Home is an Island"/"Minha Ilha, Minha Casa", de Alfred Lewis – o escritor açoriano Alfredo Luís (1902-1977) -, com leitura de Frank Sousa e Rui Zink.

No dia 08, o Centro Cultural de Belém recebe, às 19:00, na sala Luís de Freitas Branco, "Uma noite com Robert Wilson", em dois tempos: "1. Have you been here before? 2. No this is the first time".

Dia 09 de julho, às 14:30, o CNC acolhe o debate sobre edição literária, com Resa Alboher (The St. Petersburg Review), Meakin Armstrong (Guernica), Philip Graham (Ninth Letter), Chad Post (Open Letter Books), Catherine Tice (The New York Review of Books), e Guilhermina Gomes (Círculo de Leitores).

No dia 11, Gonçalo M. Tavares e Anna Kushner falam da sua obra, a partir das 18:30, na FLAD, e, no dia seguinte, 12, às 14:30, no São Luiz, Richard Zenith lê poemas de autores portugueses. Também a 12 de julho, às 18:30, no British Council, é homenageado o poeta Alberto de Lacerda, que morreu em 2007, autor de "Oferenda" e de "Elegias de Londres".

O "desassossego" da Universidade de Verão encerra no dia 13, na Mãe d'Água, às Amoreiras, com a apresentação do último livro de Philip Graham "The Moon, Come to Earth: Dispatches from Lisbon", editado em Portugal com o título "Do Lado de Cá do Mar".