Draghi define recapitalização directa dos bancos como “bom resultado” do encontro de Bruxelas


 


 

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, definiu hoje a recapitalização direta dos bancos acordada pelos líderes europeus como um "bom resultado" do encontro que hoje termina em Bruxelas.

"A possibilidade de utilizar os fundos de socorro europeus para uma recapitalização direta dos bancos, há muito defendida pelo, BCE é um bom resultado", disse Draghi em Bruxelas.

Os líderes da zona euro chegaram hoje de madrugada a acordo sobre a possibilidade de recapitalização direta dos bancos, mas quando houver uma supervisão bancária integrada pelo Banco Central Europeu, anunciou o presidente do Conselho Europeu.

Numa conferência de imprensa no final de uma cimeira da zona euro, Herman van Rompuy indicou que os chefes de Estado e de Governo do espaço monetário único também abriram a porta à possibilidade de “os países que se portam bem” poderem recorrer aos mecanismos de estabilidade – o atual fundo europeu e o novo mecanismo europeu permanente – para aliviar a pressão dos mercados.

Van Rompuy disse que o objetivo dos líderes da zona euro é que estas medidas, classificadas como de “curto prazo”, sejam tratadas com cariz de urgência e decididas nos próximos meses.