Concerto de Sting esgotado no arranque do CoolJazzFest


Um concerto já esgotado do músico britânico Sting, no Estádio Municipal de Oeiras, abre na sexta-feira a nona edição do festival CoolJazzFest, naquele concelho, informou a promotora. A atuação no estádio no Parque dos Poetas faz parte de uma digressão de Sting para celebrar 25 anos de carreira a solo, e na qual o músico…


Um concerto já esgotado do músico britânico Sting, no Estádio Municipal de Oeiras, abre na sexta-feira a nona edição do festival CoolJazzFest, naquele concelho, informou a promotora.

A atuação no estádio no Parque dos Poetas faz parte de uma digressão de Sting para celebrar 25 anos de carreira a solo, e na qual o músico interpreta os maiores sucessos com novos arranjos, acompanhado agora de Dominic Miller (guitarra), Vinnie Colaiuta (bateria), David Sancious (teclas), Peter Tickell (violino elétrico) e Jo Lawry (coros).

Depois da abertura com Sting, o CoolJazzFest segue para os Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, ainda em Oeiras, com a realização dos restantes concertos do cartaz de ano.

A 04 de julho assinala-se a estreia em Portugal de um dos artistas revelação de 2012, o cantor soul britânico Michael Kiwanuka que, aos 24 anos, é comparado a Bill Withers e Otis Redding, pelo registo das canções do disco de estreia "Home Again", editado apenas em março.

A atuação de Michael Kiwanuka antecederá, a 04 de julho, o concerto da cubana Omara Portuondo, com a Orquestra Buena Vista Social Club.

A 08 de julho atuará o cantor norte-americano Al Jarreau, com 50 anos de carreira entre o jazz e o R&B, premiado sete vezes com os Grammy.

O festival prossegue ainda no universo do jazz, no dia 19, com a cantora Lizz Wright e o cantor e guitarrista Raúl Midon. Em palco terão prestações a solo e também em conjunto. A primeira parte é assegurada pela cantora jazz portuguesa Elisa Rodrigues.

O músico espanhol Pablo Alborán, que está há vários meses na tabela de vendas de discos em Portugal com o álbum "En Acustico", atuará no dia 21.

O álbum, que inclui um dueto com a fadista Carminho em "Perdóname", já ultrapassou as 60 mil cópias vendidas, atingindo a quádrupla platina. Carminho interpretará o dueto com o músico em Oeiras.

O festival fechará a 22 de julho com o guitarrista Pat Metheny e a Unity Band, com os músicos Chris Potter (saxofone), Antonio Sanchez (baixo) e Ben Williams (bateria).

O guitarrista, que soma 40 anos de trabalho no jazz e 18 Grammy, editou no verão passado o álbum a solo "What it's all about" e há algumas semanas o disco "Unit band", com aqueles três músicos.