O secretário de Estado da Cultura aplaudiu hoje a atribuição do Leão de Ouro de Carreira, da Bienal de Arquitetura de Veneza, a Siza Vieira, por ser "mais um reconhecimento da projeção alcançada pela arquitetura portuguesa a nível internacional".
Álvaro Siza Vieira, 79 anos, receberá a 29 de agosto o Leão de Ouro pelo conjunto da carreira, no arranque da Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em Itália.
Para o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, a distinção reconhece o "papel que Siza Vieira tem desempenhado para a qualidade, inovação e excelência da arquitetura contemporânea".
Em comunicado, a tutela recorda que este ano a representação oficial na bienal inclui o projeto que Álvaro Siza Vieira desenvolveu para a reconstrução do Chiado, em Lisboa, depois do incêndio de 1988, e que está entre o que "existe de melhor e de mais representativo da arquitetura mundial".
A representação oficial de Portugal na bienal faz-se com uma embaixada de arquitetos que ajudou a transformar Lisboa, reunidos em "Lisbon Ground".
"Lisbon Ground" apresentará no edifício Fondaco Marcello, em Veneza, projetos que foram feitos ou estão ainda a decorrer em Lisboa, mostrando uma "embaixada" da arquitetura nacional que inclui, por exemplo, Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne, Carrilho da Graça e os irmãos Aires Mateus.