A histórica Livraria Lello, no Porto, descrita como a "mais bonita do mundo" pelo escritor espanhol Enrique Vila-Matas, ganhou o certificado de excelência 2012 do TripAdvisor, disse hoje à Lusa um dos proprietários daquela livraria histórica.
Com uma avaliação de "quatro estrelas e meia" numa escala de zero a cinco, os proprietários da Livraria Lello receberam hoje, por correio, o "Certificado de Excelência 2012, prémio dado pelo TripAdvisor, informou Antero Braga, um dos proprietários de uma das mais famosas livrarias em Portugal.
"Desde 2008 até agora, todos os anos temos ganhado prémios, portanto é mais uma consequência que nos faz ter orgulho do trabalho que vamos desenvolvendo", disse Antero Braga, acrescentando que o prémio traduz não só um trabalho "cultural fortíssimo", mas serve também para ajudar o "nosso Portugal" e a "cidade do Porto".
A Livraria Lello, localizada na Rua das Carmelitas, perto da Torre dos Clérigos, tem "120 mil títulos diferentes" e em 2011 vendeu "mais de um milhão de euros", contou à Lusa Antero Braga.
"Numa área tão difícil como é a da cultura, nós ganharmos um prémio destes tem a ver com turismo, tem a ver com cultura, tem a ver com a excelência que ganhámos ao longo destes anos todos", disse, acrescentando que desde 2008 têm ganho prémios todos os anos.
Em 2008, por exemplo, a Lello foi considerada a terceira mais bela livraria do mundo pelo jornal inglês The Guardian, e em 2011 a editora australiana de guias de viagens Lonely Planet, no seu guia Lonely Planet's Best in Travel, considerou-a como a terceira melhor livraria do mundo.
No certificado de Excelência 2012, enviado à livraria Lello e assinado pelo presidente da TripAdvisor para a área dos negócios, pode ler-se que a TripAdvisor tem "orgulho em certificar que a Livraria Lello" e que ganhou "um lugar entre os melhores".