Santana sugere que Cavaco ajuda Costa à porta das autárquicas


O ex-líder do PSD Pedro Santana Lopes acredita que não foi por acaso que o Presidente da República optou por Lisboa para as comemorações do 10 de Junho. E relacionou mesmo a escolha de Cavaco Silva com as próximas eleições autárquicas, que vão realizar-se em 2013, sugerindo que o chefe de Estado deu uma ajuda…


O ex-líder do PSD Pedro Santana Lopes acredita que não foi por acaso que o Presidente da República optou por Lisboa para as comemorações do 10 de Junho. E relacionou mesmo a escolha de Cavaco Silva com as próximas eleições autárquicas, que vão realizar-se em 2013, sugerindo que o chefe de Estado deu uma ajuda ao socialista António Costa.

No seu blogue, o actual provedor da Santana Casa da Misericórdia começa por escrever que "são muito significativas as escolhas das cidades que recebem as celebrações do 10 de Junho", tal "como é elucidativa a escolha do programa", que teve "como um ponto alto o bairro que o Autarca mais queria".

Santana refere-se à visita, no sábado, que o chefe de Estado fez à Mouraria – um bairro que está a ser alvo de intervenção da Câmara de Lisboa, com vista à reabilitação – acompanhado pelo presidente da Câmara António Costa. Durante a visita, incluída nas celebrações do dia de Portugal, Cavaco Silva não se inibiu de elogiar a obra do autarca. "É uma recuperação que traz valor. Nos tempos que correm há um turismo diferente que procura coisas diferentes, e a Mouraria é diferente. Até aqui falava-se só do Bairro Alto, um pouco da Madragoa, e não se falava tanto da Mouraria. E eu penso que a partir de agora se vai falar muito mais da Mouraria", afirmou o Presidente.

O ex-líder do PSD desconfia das reais intenções do chefe de Estado e considera que "Cavaco Silva quase nunca faz nada por acaso e sabe bem que, no ano que vem, há eleições autárquicas…". E mais Santana Lopes não diz, nem é preciso. Em todo o texto, escrito ao início da tarde de ontem e já depois das comemorações, está implícito que quem ficou a ganhar com as comemorações do 10 de Junho foi António Costa, que em 2013 deverá recandidatar-se à autarquia da capital.

Desde 1998 que as comemorações do 10 de Junho não se realizavam em Lisboa e esta foi a primeira vez que Cavaco Silva escolheu a capital do país para assinalar o dia de Portugal, depois de ter escolhido locais como Santarém, Porto ou Setúbal.

As relações entre o actual Presidente da República e Santana Lopes há muito tempo que estão minadas por conflitos e azedaram nos tempos em que o agora provedor da Santa Casa era primeiro-ministro. O militante do PSD Cavaco Silva – que na altura não ocupava nenhum cargo no partido ou no país – escreveu um artigo no "Expresso" em que, numa alusão à lei de Gresham, defendia que tal como a má moeda expulsa a boa moeda, os políticos incompetentes tendem a afastar os competentes. A liderar o governo estava Santana Lopes (depois da saída de Durão Barroso para Bruxelas) que o actual Presidente da República acabou por ajudar a derrubar.