A Câmara de Chaves abriu concurso público para a remodelação do edifício que vai acolher a Casa Museu do pintor João Vieira, na vila de Vidago, um investimento de 241 mil euros.
O presidente da Câmara de Chaves, João Batista, explicou hoje à Agência Lusa que o objetivo é remodelar e requalificar o edifício, onde atualmente funciona a junta de freguesia de Vidago, para acolher a obra do artista João Vieira.
As obras deverão estar concluídas no prazo de cinco meses e contam com um investimento de 241 mil euros.
O projeto integra-se no "Plano de Intervenção para a Requalificação e Revitalização da Vila Termal de Vidago", ao abrigo do programa PRODER, a cargo da Câmara local, junta de freguesia de Vidago e particulares.
O piso superior do espaço museológico terá salas de exposições e o piso inferior uma sala destinada a exposições temporárias, apoiada por uma pequena cafetaria.
A remodelação do espaço contempla ainda a requalificação de uma pequena praceta em frente ao edifício.
O edifício da Casa Museu do pintor João Vieira, no centro antigo da vila de Vidago, que funciona como sede da junta de freguesia e sala de exposições, foi a casa aonde o artista nasceu e cresceu.
João Vieira nasceu em Vidago, a 04 de outubro de 1934, e faleceu aos 74 anos, em Lisboa, a 05 de setembro de 2009.
O pintor foi um dos fundadores, juntamente com René Bertholo, Lourdes Castro, José Escada, Christo e Jan Voss, do grupo KWY, em Paris.