Lisboa, 26 abr (Lusa) — Os critérios para a concessão de crédito às empresas pelos bancos tornaram-se mais exigentes no primeiro trimestre deste ano, divulgou hoje o Banco de Portugal, no inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito.
“Durante o primeiro trimestre, ter-se-á registado em alguns segmentos do crédito a empresas um ligeiro aumento da restritividade dos critérios aplicados pelos bancos da amostra. O aumento na restritividade terá sido transversal aos diferentes segmentos de dimensão da empresa e terá sido mais significativo nos empréstimos de longo prazo”, lê-se nesta publicação do supervisor bancário, hoje divulgada.
Segundo o inquérito feito a cinco grupos bancários portugueses, são três os principais fatores apontados pelas instituições como mais relevantes para restringir a concessão de empréstimos às empresas: a maior perceção do “risco” das próprias empresas, o “aumento dos custos de financiamento” dos próprios bancos e as “restrições de balanço” pela concessão de crédito.