Seguro automóvel. Aprenda a poupar alguns euros todos os anos


Quer economizar alguns euros por ano com o seguro automóvel? Mudar de seguradora poderá ser a melhor solução, principalmente para aqueles que não mudam de companhia há mais de três anos. Comece por fazer uma ronda pelo mercado. A oferta é variada e o desafio é saber escolher o produto que mais se adequa ao…


Quer economizar alguns euros por ano com o seguro automóvel? Mudar de seguradora poderá ser a melhor solução, principalmente para aqueles que não mudam de companhia há mais de três anos. Comece por fazer uma ronda pelo mercado. A oferta é variada e o desafio é saber escolher o produto que mais se adequa ao seu caso e que apresenta o melhor preço. Neste caso e, tal como já acontece nos créditos bancários e nos pacotes de telecomunicações, também neste sector, o consumidor conquistou o poder de negociar quanto paga.

De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor (DECO) é possível economizar até mil euros por ano na companhia certa face à média do mercado. Rita Pinho seguiu este conselho à risca e conseguiu poupar 500 euros no seu seguro automóvel. “Achei que estava a pagar demasiado e antes de renovar o contrato fiz uma pesquisa no mercado, consegui não só poupar algumas centenas de euros por ano, como consegui subscrever um produto com mais coberturas”, revela a contabilista ao i.

Este não é um caso isolado. Esta tarefa de encontrar o melhor seguro ao melhor preço é uma preocupação comum à maioria dos portugueses. Mas nem sempre é possível. Foi o que aconteceu com João Silva que depois de muito pesquisar, optou por ficar na mesma seguradora. “Depois de muito pesquisar cheguei facilmente à conclusão que a oferta que tinha era mais vantajosa na relação preço/qualidade”, revela. O comerciante admitiu ainda que ficou a ganhar em ficar na seguradora porque como mostrou interesse em mudar, a companhia ofereceu alguns descontos.

A verdade é que o critério qualidade/preço tem vindo a ganhar cada vez mais relevo considerando que o orçamento familiar é cada vez mais apertado com a implementação de novas medidas de austeridade.

Oferta Para a Fidelidade Mundial e Império Bonança, o actual contexto económico conduz à procura de soluções mais acessíveis de forma a fazer face aos possíveis cortes no orçamento doméstico. Apesar de reconhecer que o preço médio dos seguros irá manter-se baixo – à agressividade competitiva verificada nos últimos anos junta-se agora a quebra na venda de veículos novos – a seguradora admite que “não vai entrar numa guerra de preços” e que o desafio é “construir soluções e produtos a preços acessíveis mas sempre com qualidade e garantia”, revela ao i, a directora de marketing.

Também para a Axa, a questão preço não pode ser analisada de forma isolada, por isso mesmo, a companhia “disponibiliza ofertas quer direccionadas para clientes que privilegiam o factor preço (por necessidade ou por opção), quer ofertas com mais garantia e capital seguro, que estão naturalmente associadas a opções de custo superior”. Para dar uma resposta às famílias com carências financeiras, a Axa lançou um novo produto, o Simpley que permite ao cliente contratar um seguro automóvel por um custo reduzido, garantindo uma protecção essencial. “As seguradoras devem apostar na flexibilização do pagamento, bem como na apresentação de ofertas multi-produto que resultem numa redução do custo”, diz o director de marketing.

Low-cost Apesar de não se considerar uma seguradora low-cost, a Seguro Directo garante que “tem preços competitivos, mas acima de tudo, preços personalizados à medida do perfil e necessidades dos clientes”. A par da oferta tradicional de seguros, a empresa aposta ainda em campanhas de oferta e de desconto em combustível e de parcerias estratégicas que representam mais valias de poupança”.

Simplicidade, rapidez a preço competitivo são as estratégias apresentadas pela Logo. Trata-se de “uma forma rápida e simples de poupar. Tudo isso, garantindo exactamente as mesmas coberturas, o mesmo nível de protecção contra os riscos e a mesma segurança”, acrescenta.

Já a diversidade é uma das armas usadas pela Ok! Teleseguro. “Temos vindo a lançar produtos adaptados a diferentes necessidades e segmentos: OK! Mulher, Ok! Família, Ok! GPS e OK! 2 Rodas”. “Esta diversificação tem vindo a ser acompanhada pela disponibilização de coberturas inovadoras”, acrescenta.