Casa Joaquim Arnaud: vinhos, azeite e presunto que se não esquecem


Em Pavia, no concelho de Mora, terras alentejanas de montado de azinho, Joaquim Arnaud, empresário descendente de uma família cheia de tradições, produz vinhos (e não só) que nos deixam muitíssimas boas memórias. Tem 7 hectares de vinha onde estão plantadas videiras das castas alicante bouschet, trincadeira, sirah e aragonês. A produção não é grande…


Em Pavia, no concelho de Mora, terras alentejanas de montado de azinho, Joaquim Arnaud, empresário descendente de uma família cheia de tradições, produz vinhos (e não só) que nos deixam muitíssimas boas memórias. Tem 7 hectares de vinha onde estão plantadas videiras das castas alicante bouschet, trincadeira, sirah e aragonês. A produção não é grande porque a vinha é toda de sequeiro e com produção biológica, isto é, sem aplicação de agro-químicos e sem uso de herbicidas. As notas dos vinhos que provámos vão em baixo e são todas merecedoras de referência altamente positiva. O Petit Arundel e o Arundel estão exclusivamente à venda no El Corte Inglés, o Terras de Pavia em pequenas lojas das redondezas de Pavia e na restauração.

Numa visita à propriedade provámos também um outro vinho, um extreme de alicante bouschet que ainda não estava rotulado, mas que julgamos ir chamar-se Arundel Great. É um vinho de cor profunda, robusto, aroma muito rico com notas de especiarias, fruta, cânfora, fumado, tabaco e fruta madura, com a presença de madeira mas sem estar marcado por ela. Na boca é potentíssimo, já bebível a acompanhar pratos de carnes nobres ou caça, mas também a pedir mais um tempo em garrafeira.

O azeite é magnífico, também à venda no El Corte Inglés e proveniente de olivais em Pavia e Arraiolos com as oliveiras mais velhas a passarem dos 500 anos e as mais novas com mais de 50 anos.

Joaquim Arnaud produz também (e sobretudo) porco preto que pasta em liberdade nas suas propriedades com 800 hectares. Os porcos são depois abatidos e preparados em Espanha (porque lá o clima para a cura é melhor) sendo depois os enchidos e os presuntos vendidos em Portugal com a sua marca Terranagro.