Bruxelas, 22 mar (Lusa) — O comissário europeu dos Transportes negou hoje “qualquer conflito” com Portugal devido à decisão do Governo de abandonar o projeto do TGV, considerando mesmo que “talvez nem seja muito racional” querer implementar a alta velocidade em toda a Europa.
Falando numa conferência de imprensa no final de um Conselho de Ministros dos Transportes da União Europeia, precisamente dedicado às redes transeuropeias de transportes, o comissário Siim Kallas, ao ser questionado sobre a decisão de Portugal de abandonar definitivamente o projeto de TGV, relativizou a questão, afirmando que as ligações ferroviárias de velocidade elevada nas quais o país deverá antes investir “são também muito rápidas”.
Apontando que, por exemplo, o TGV entre Paris e Bruxelas atinge velocidades superiores a 300 km/hora, Kallas sustentou que “talvez não seja muito racional” querer aplicar este modelo em toda a Europa ou fazer deste objetivo uma prioridade, até porque os comboios de velocidade elevada cumprem também os objetivos, com velocidades na ordem dos 200 km/hora, “o que significa que em quatro horas cobrem 800 quilómetros”, uma área apreciável.