Ajuda Externa: Espanha terá de apresentar défice de 3 por cento em 2013, tal como Portugal — Olli Rehn


Lisboa, 15 mar (Lusa) – A Espanha terá de cumprir o seu compromisso de apresentar um défice abaixo de 3 por cento do PIB em 2013, “tal como Portugal”, disse hoje em Lisboa o comissário europeu dos


Lisboa, 15 mar (Lusa) – A Espanha terá de cumprir o seu compromisso de apresentar um défice abaixo de 3 por cento do PIB em 2013, “tal como Portugal”, disse hoje em Lisboa o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.


Numa sessão perante quatro comissões parlamentares na Assembleia da República, vários deputados, entre os quais o socialista Vitalino Canas e o comunista Honório Novo, notaram que a Espanha ajustou recentemente os seus objetivos orçamentais para 2012, com o primeiro-ministro Mariano Rajoy a prometer uma redução do défice público para 5,8 por cento do PIB, em vez dos 4,4 por cento inicialmente acordados com Bruxelas.


Os deputados perguntaram se Portugal não deveria seguir o exemplo espanhol. Rehn frisou que a Espanha continuará a ter de cumprir o objetivo orçamental de 3 por cento no próximo ano.