Comércio: Grande maioria das PME registou agravamento no acesso ao crédito — Estudo CCP


Lisboa, 13 mar (Lusa) — As condições de acesso ao financiamento bancário pelas pequenas e médias empresas (PME) do setor do comércio e serviços agravaram-se em 2011, garantem 86 por cento dos inq


Lisboa, 13 mar (Lusa) — As condições de acesso ao financiamento bancário pelas pequenas e médias empresas (PME) do setor do comércio e serviços agravaram-se em 2011, garantem 86 por cento dos inquiridos num estudo da Confederação do Comércio e Serviços (CCP).


Segundo o ‘Barómetro PME — Comércio e Serviços’, realizado pela CCP, de um painel composto por 117 pequenas e médias empresas do comércio grossista, retalhista e de diversas outras atividades de serviços, a confederação conclui que cerca de 86 por cento das PME viram as condições de financiamento piorar quando recorreram a financiamento bancário, face às condições conseguidas no ano anterior.


Do universo das PME inquiridas, e cujas condições de financiamento pioraram, destaca-se o facto de os encargos terem aumentado para todas elas. Cerca de 75 por cento viram reduzido os ‘plafonds’ de crédito atribuído, enquanto que a 87 por cento das empresas foram exigidas garantias reais acrescidas, segundo a CCP.