PT dá seis canais de TV a cada cliente. Uma revolução para destronar TV Cabo


A Portugal Telecom (PT) apresentou ontem o que espera ser o sprint final para a liderança isolada na TV por subscrição: o Meo Kanal ou como cada cliente do Meo pode criar o seu próprio canal de televisão e partilhá-lo com quem quiser. A PT considera este serviço de tal forma revolucionário que já pediu…


A Portugal Telecom (PT) apresentou ontem o que espera ser o sprint final para a liderança isolada na TV por subscrição: o Meo Kanal ou como cada cliente do Meo pode criar o seu próprio canal de televisão e partilhá-lo com quem quiser. A PT considera este serviço de tal forma revolucionário que já pediu a patente global do mesmo, tentando repetir o sucesso que conseguiu quando foi a primeira operadora móvel a criar o conceito de pré-pago (carregamentos).

E se criar o seu próprio canal aparenta ser um conceito no mínimo complicado, Zeinal Bava, CEO da PT, reforçou muito a ideia ao longo do dia de ontem da simplicidade dos menus para tornar este sonho realidade. Escolher nome, atribuir um novo número, transferir vídeos, criar slideshows de fotos, agendar os conteúdos, arrastando-os para o espaço de programação do canal e escolher a data e as horas da emissão, não será uma tarefa hercúlea, defende a operadora. Depois pode partilhar o canal só com amigos e família, dando-lhes a password do mesmo, ou deixar que a visualização do mesmo seja aberta a qualquer pessoa. Quanto a ter publicidade no próprio canal ou outros conteúdos além do vídeo do seu casamento, por exemplo, ainda é uma miragem – conteúdos que infrinjam direitos de autor não serão aceites. Mas, e como disse o CEO da PT ao longo da apresentação, a expectativa sobre o potencial desta aposta é enorme e as ramificações da mesma podem ser milhares. “Uma revolução equivalente à que anunciamos em 2008”, ano do nascimento do Meo, rotulou mesmo Bava.

“A partir deste momento todos [famílias e amigos] têm vantagens em estar no ecossistema do Meo”, uma vez que estes canais permitem a “partilha de conteúdos com família e amigos”. O acesso às TV personalizadas será feito através do botão verde do comando da oferta do Meo: “Voltamos a dar o comando aos clientes do Meo”, acrescentou o CEO da PT.

O conceito que alimentou esta nova aposta da PT é a criação de uma rede social na televisão: porquê partilhar vídeos no Youtube ou fotos no Facebook da viagem que fez a Nova Iorque, se pode dedicar toda uma programação televisiva ao mesmo? “Não temos a ambição de sermos concorrentes do Facebook”, salientou o CEO da PT, mas a massificação do produto é um dos objectivos da empresa.

Na fase inicial deste projecto o Meo dará oportunidade a cada lar cliente da sua oferta de televisão de ter até seis canais próprios. Agora, é esperar pelo mercado e depois ver o produto a evoluir, ou não.