TVI24. Canal apresenta nova grelha e grafismo para ter outra atitude


Paulo Futre e a sua atitude descontraída, com maneiras e tiques de quem viveu muitos anos na capital espanhola, não deixam dúvidas quanto à razão do seu sucesso, desde a famosa conferência de imprensa em que prometeu “charters” carregados de chineses, durante as eleições do Sporting: “É pá, o Sousa Martins é meu mano, desde…


Paulo Futre e a sua atitude descontraída, com maneiras e tiques de quem viveu muitos anos na capital espanhola, não deixam dúvidas quanto à razão do seu sucesso, desde a famosa conferência de imprensa em que prometeu “charters” carregados de chineses, durante as eleições do Sporting: “É pá, o Sousa Martins é meu mano, desde os tempos do Porto”. O Sousa Martins a que o ex-futebolista se refere é o editor de Desporto da TVI, com quem vai estar semanalmente na TVI24 cerca de hora e meia no programa “Noites de Futrebol”, todas as terças-feiras, às 22h30.

Mas nem só de Futre e futebol se fazem as principais novidades da grelha daquele canal noticioso, a partir da próxima segunda-feira. Sendo as noticias o prato principal, os novos formatos ontem apresentados pelo director de Informação, José Alberto Carvalho, apostam na actualidade e comentário. Aliás, Carvalho deu como lema a esta mudança de grelha a frase “As notícias e a opinião não perdem tempo”.

Miguel Gil, o espanhol que gere a TVI a partir da Media Capital, explicou ao i que “as expectativas são muito altas”, mas deu o seu voto de confiança: “Confio no excelente trabalho de preparação que tem vindo a ser feito para mudar a TVI”. Ciente de que “foi o último canal de informação a entrar nesta luta”, Gil lança como objectivo a “conquista da confiança dos portugueses, que têm muita apetência por este tipo de canais”.

O director de Informação também vai dar a cara nesta nova grelha. Em “Debate da Semana”, às quintas-feiras, às 23 horas, José Alberto Carvalho, Pedro Pinto e José Carlos Castro analisam a actualidade com comentadores convidados. Já Henrique Garcia deixa o noticiário das 21 horas, tal como o i já tinha avançado, para conduzir um programa de reflexão sobre a actualidade, todos os domingos, também às 23 horas, em “Terreiro do Paço”.

Quem regressa ao ecrã é João Maia Abreu, que passa a pivot do jornal da meia-noite, e que se chamará “25ª Hora”, onde haverá espaço para a crónica diária do também regressado aos ecrãs Victor Moura Pinto, em “O jardim das notícias”. Maia Abreu vai ter como convidados regulares nomes como Fernanda Câncio, Helena Matos, António Peres Metello, João Pereira Coutinho e Maria João Avillez.

Já fora do noticiário puro e duro, surgem na nova grelha formatos mais “light” como “Chegadas e Partidas” e o Take Off –Ordem para descolar”, o primeiro sobre viagens e o segundo sobre aviões. Mas há uma novidade que é um programa sobre fotografia, conduzido pelo fotojornalista Luiz Carvalho, que se vai chamar “Fotografia Total”, com exibição marcada os domingos.