FarmVille entra na bolsa e ganha 767 milhões de euros na sua estreia


A Zynga, criadora de jogos para o Facebook como o FarmVille, fez ontem a estreia no Nasdaq. A oferta pública de venda colocou no mercado 100 milhões de acções, compradas a dez dólares cada, o patamar máximo do intervalo de preços estimado pela empresa. A entrada da Zynga em bolsa permitiu um encaixe de mil…


A Zynga, criadora de jogos para o Facebook como o FarmVille, fez ontem a estreia no Nasdaq. A oferta pública de venda colocou no mercado 100 milhões de acções, compradas a dez dólares cada, o patamar máximo do intervalo de preços estimado pela empresa.

A entrada da Zynga em bolsa permitiu um encaixe de mil milhões de dólares – ou 767 milhões de euros – e é, segundo dados da agência financeira Bloomberg, a maior operação do género de uma empresa americana de Internet desde que o Google se lançou no Nasdaq, há sete anos.

Nos primeiros momentos da sessão de ontem, as acções ultrapassaram ligeiramente os 11 dólares, caindo depois para preços próximos dos dez dólares.

Com a oferta de venda, a produtora de videojogos ficou valorizada em sete mil milhões de dólares, quase sete vezes mais do que as receitas registadas entre Setembro de 2010 e Setembro deste ano.

A operação segue-se a outras duas grandes ofertas públicas de venda inicial (IPO, na sigla em inglês) de empresas de Internet este ano.

O LinkedIn, uma rede social de contactos profissionais, arrecadou 353 milhões de dólares em Maio, quando conseguiu também o título de recordista desde a oferta do Google. Já no mês passado, o site de compras colectivas Groupon (que tem uma subsidiária em Portugal) subiu a fasquia, ao encaixar 700 milhões de dólares com a entrada em bolsa.

A grande valorização bolsista de empresas de Internet está a fazer soar alguns alarmes de uma nova bolha tecnológica, numa altura em que o gigante Facebook está a preparar-se para entrar em bolsa já no próximo ano.

A Zynga, fundada em 2007, produz vários jogos com uma vertente social. Muitos, como os conhecidos FarmVille (um simulador pouco realista de agricultura) e Mafia Wars (em que o jogador tenta ser um mafioso de sucesso), podem ser jogados dentro do Facebook, mas também noutras plataformas, sejam sites próprios, aplicações para telemóveis ou até noutras redes sociais como o MySpace.

Tipicamente, os jogos da Zynga são gratuitos, embora os jogadores possam pagar para aceder a funcionalidades e itens que permitem uma maior progressão.