Euro/Crise: BE questiona Draghi sobre comparação de países endividados com pessoas alcoólicas


Bruxelas, 16 dez (Lusa) – Miguel Portas e Marisa Matias, eurodeputados do Bloco de Esquerda (BE), questionaram hoje o presidente do Banco Central Europeu (BCE) sobre as declarações recentes do ale


Bruxelas, 16 dez (Lusa) – Miguel Portas e Marisa Matias, eurodeputados do Bloco de Esquerda (BE), questionaram hoje o presidente do Banco Central Europeu (BCE) sobre as declarações recentes do alemão Jens Weidmann, que comparou os países endividados a pessoas com problemas de álcool.


O presidente do banco federal alemão (Bundesbank) e membro do Conselho de Governadores do BCE declarou, nota o texto dos eurodeputados bloquistas, que o problema da dívida dos Estados é semelhante ao de “um alcoólico dizer que a partir de amanhã vai estar sóbrio e respeitar as regras, mas que esta noite precisa de beber”.


Esta afirmação de Weidmann foi acrescida de outra: “Não creio que seja bom dar uma garrafa a um alcoólico. Não servirá para o ajudar a resolver o seu problema”. Miguel Portas e Marisa Matias querem que o presidente do BCE, Mario Draghi, esclareça estas declarações.