Rabat, 27 nov (Lusa) – A vitória do partido islamista moderado PJD, nas eleições legislativas marroquinas é um triunfo dos movimentos pró-democráticos no Norte de África, disse à Lusa Saadedine Outmani, dirigente do PJD com fortes possibilidades de ser o novo primeiro-ministro de Marrocos.
“Há que saudar o povo marroquino, é uma vitória do povo e da democracia marroquina. É fruto do nosso trabalho mas também de um movimento regional – e não somente nacional – de democratização e de reformas políticas”, disse, em entrevista à agência Lusa, Saadedine Outmani, presidente do Conselho Nacional e ex-secretário-geral do Partido da Justiça e Desenvolvimento (PJD), após o anúncio da vitória do partido nas eleições legislativas, as primeiras depois da reforma constitucional no país.
“Este movimento regional influenciou e inspirou o povo marroquino, que conseguiu exigir mais democracia e mais Direitos Humanos. Mas também é necessário salientar a coragem de sua majestade, o rei, porque ele iniciou também esta transformação, propondo, desde logo, a revisão da constituição”, acrescentou.