Lisboa, 22 out (Lusa) — A estreia de Dulce Fernandes no cinema, com o documentário “Cartas de Angola”, sobre a presença cubana no país africano após o 25 de Abril de 1974, acontece hoje no festival Doclisboa.
Fotojornalista de formação e durante sete anos ativista ambiental numa organização não governamental nos Estados Unidos, a portuguesa Dulce Fernandes decidiu experimentar o documentário, depois de algumas visitas a Cuba lhe terem chamado a atenção para os cubanos que combateram na guerra em Angola após 1975.
“Apercebi-me que era um fenómeno com uma presença muito forte. Não tinha ideia da dimensão da presença cubana em Angola, porque toda a gente tem sempre alguém que esteve em Angola ou que conhece alguém que esteve em Angola”, justificou à Lusa a realizadora estreante.