19/04/2024
 
 
Roménia pretende construir maior base militar da NATO na Europa

Roménia pretende construir maior base militar da NATO na Europa

Dreamstime Jornal i 29/03/2024 15:19

O custo da amplianção da base militar Mihail Kogalniceanu, na costa do Mar Negro é de cerca de 2.500 milhões de euros, e prevê-se que esteja concluída em 2030..

Para celebrar os 20 anos da adesão à Organização Tratado do Atlântico Norte (NATO), a Roménia irá ampliar a base militar Mihail Kogalniceanu, na costa do Mar Negro.

Após estar ampliada, esta base militar será maior que a instalação dos Estados Unidos da América (EUA), em Rammsteim, Alemanha, podendo acolher cerca de 10.000 soldados da NATO na região do Mar Negro. 

A custo desta amplianção é de cerca de 2.500 milhões de euros, e prevê-se que esteja concluída em 2030. 

Em novembro, do ano passado, a Roménia inaugurou um centro de treino para pilotos de caças F-16 de países da NATO e aliados, e também da Ucrânia. Este país, próximo do Mar Negro, tem vindo a tornar-se, ao longo dos 20 anos, um ponto estratégico para a Europa. 

Desde a invasão da Ucrânia, que a NATO concordo em estabelecer,unidades de combate na Bulgária, Eslóvaquia, Hungria e Roménia. 

O presidente da Roménia, Klaus Iohannis, anunciou, a 12 de março, que irá candidatar-se ao cargo de secretário-geral da Aliança Altântica, em substituição do noruguês Jens Stoltenberg, para aumentar a presença militar aliada na Europa de Leste. 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline