18/04/2024
 
 
Ativistas climáticos pintam leitores das portas de embarque do aeroporto de Lisboa

Ativistas climáticos pintam leitores das portas de embarque do aeroporto de Lisboa

Jornal i 04/03/2024 14:04

Pelo menos três pessoas foram levadas pela polícia.

 

Ativistas climáticos pintaram de vermelho o átrio e os leitores das portas de embarque do Aeroporto de Lisboa, esta segunda-feira.

“Avançar com um novo aeroporto em Lisboa e debater a sua localização é um crime; para travar a crise climática é necessário reduzir a aviação em mais de 90% e apostar em transportes públicos elétricos para todas as pessoas, não num novo aeroporto”, defendem os ativistas do grupo Climáximo.

O grupo lamenta que exista “um consenso generalizado no debate público e entre os partidos que concorrem às eleições que definir a localização do novo aeroporto de Lisboa é uma prioridade máxima da próxima legislatura”.

Para os ativistas, “isto só torna clara a hipocrisia total dos partidos que dizem levar a sério a crise climática mas que continuam 100% comprometidos com novos projetos de morte”.

"Temos que esquecer a ilusão de que a aviação é uma necessidade básica. Metade das emissões deste setor são produzidas pelos 1% mais ricos do mundo, enquanto 80% nunca voou sequer. O que é básico é defender a vida contra os interesses destrutivos do lucro e transitar do meio de transporte mais desigual que existe para transportes terrestres movidos a energia limpa e acessíveis a todas as pessoas", sublinham.

Na sequência do protesto, que pretendia atrasar os passageiros em trânsito no aeroporto, pelo menos três pessoas foram levadas pela polícia.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline