17/04/2024
 
 
Abrem hoje as inscrições para o voto antecipado

Abrem hoje as inscrições para o voto antecipado

Dreamstime Jornal i 25/02/2024 09:17

O voto antecipado em mobilidade pretende combater a abstenção e permitir aos eleitores votarem fora da sua residência. A inscrições para esta modalidade de voto estão a decorrer até domingo.

A partir deste domingo, estão abertas as inscrições para quem quiser votar antecipadamente em mobilidade. Os eleitores recenseados em Portugal, podem inscrever-se até quinta-feira, num município à sua escolha, uma semana antes das eleições legislativas de 10 de março.

Esta modalidade, permite aos eleitores escolherem um local, à sua escolha, para votarem, seja num município do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Aqueles que quiserem usufruir desta modalidade devem fazer a inscrição através de meio eletrónico, em www.votoantecipado.mai.gov.pt, ou por correio, enviado para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

O voto antecipado em mobilidade, em território nacional, tem de ser exercido no fia 3 de março, isto é, sete dias antes das eleições, numa mesa a constituir, em cada município.

Caso o eleitor se tenha inscrito para esta modalidade de voto, mas não consiga exercer esse direito, na data estabelecida, 3 de março, tem a possibilidade de votar no dia das eleições legislativas, 10 de março, na assembleia ou secção de voto, no qual se encontre recenseado.

Instituída com a entrada em vigor da Lei Orgânica n.º 3/218, por ocasião da eleição de deputados portugueses ao Parlamento Europeu em 2019, a modalidade de voto antecipado em mobilidade foi escolhida por 285.848 nas eleições legislativas de 2022.

Em 2019, as eleições europeias de 2019, votaram em mobilidade 13.455 eleitores, número que registou um aumento, para 50.638, nas legislativas do mesmo ano, e para 197.903 nas presidenciais de 2021, realizadas durante a pandemia de covid-19.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline