12/04/2024
 
 
Santos Silva diz que Ordem dos Médicos não tem poder para instaurar inquérito a Lacerda Sales

Santos Silva diz que Ordem dos Médicos não tem poder para instaurar inquérito a Lacerda Sales

AFP Jornal i 14/12/2023 16:17

A OM "não tem poder estatutário para fazer seja o que for em relação a atos que médicos cometam, não enquanto médicos, mas noutras responsabilidades", considera Santos Silva.

O presidente da Assembleia da República defendeu, esta quinta-feira, que a Ordem dos Médicos não tem poder para abrir um inquérito disciplinar ao atual deputado, e ex-secretário de Estado, Lacerda Sales por atos que este praticou quando estava no Governo.

"Enquanto presidente da Assembleia da República, a única coisa que tenho a dizer sobre o assunto, é que não me parece que a Ordem dos Médicos possa abrir um inquérito disciplinar ao deputado [do PS] Lacerda Sales por atos que ele tenha eventualmente cometido, não na sua condição de médico, mas de governante. Como presidente da Assembleia da República, portanto presidente de todos os deputados, é a única coisa tenha a dizer", afirmou Santos Silva, após ser questionado sobre a polémica das gémeas luso-brasileiras.

A Ordem dos Médicos "não tem poder estatutário para fazer seja o que for em relação a atos que médicos cometam, não enquanto médicos, mas noutras responsabilidades", acrescentou.

Recorde-se que o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, anunciou, na terça-feira, ter pedido ao Conselho Disciplinar da Região Sul para avaliar o comportamento de todos os médicos envolvidos no caso das gémeas luso-brasileiras, incluindo o ex-secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales, para perceber se há matéria disciplinar em que possa ter intervenção.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline