20/04/2024
 
 
Greve dos trabalhadores da distribuição dias 23 e 24

Greve dos trabalhadores da distribuição dias 23 e 24

Jornal i 13/12/2023 18:03

Sitese diz ter enviado ao Governo e aos parceiros sociais um aviso prévio de greve nas empresas filiadas na APED

O Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (Sitese) anunciou esta quarta-feira uma greve nas empresas de distribuição nos dias 23 e 24 de dezembro. O protesto prende-se com falta de atualização da tabela salarial, apesar do ano “muito lucrativo” no setor. 

“Como é possível que depois de um ano que já se verifica muito lucrativo (…) as empresas e os seus representantes queiram manter as injustiças que diariamente se verificam nos locais de trabalho, com as funções acumuladas indevidamente, o desrespeito pela antiguidade, a desorganização de horários, folgas e férias?”, questiona o sindicato.

Considerando esta posição das empresas de distribuição uma “atitude quase provocatória” que “obriga os trabalhadores a lutar”, o Sitese diz ter enviado ao Governo e aos parceiros sociais um aviso prévio de greve nas empresas filiadas na APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) para os dias 23 e 24 de dezembro.

“Nos dias 23 e 24 de dezembro os trabalhadores do setor da grande distribuição vão demonstrar que a sua dignidade não é um presente de Natal, é um direito”, enfatiza o comunicado sindical, citado pela agência Lusa.

“Dizem as empresas que acumulam os lucros que não há condições para rever o contrato coletivo de trabalho [CCT]”, acusa o Sitese. O sindicato argumenta que o CCT “é um fator de estabilidade, mas é visto, claramente, pelas empresas como um fator concorrencial, preferindo cada uma tratar do ‘problema’ dentro da sua casa”.

O resultado, acrescenta , é que, “dentro do mesmo setor, há diferentes condições de trabalho, diferentes formas de organização dos horários, diferentes salários e diferente conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar”, sendo que “essas diferenças funcionam sempre em prejuízo dos trabalhadores”.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline