01/03/2024
 
 
Primeiro-ministro perde voto de confiança

Primeiro-ministro perde voto de confiança

Jornal i 11/12/2023 17:07

Se o previsível ocorrer, o líder da PO, Donald Tusk, regressará ao cargo de primeiro-ministro após mais de nove anos.

O primeiro-ministro polaco perdeu esta segunda-feira um voto de confiança no parlamento do país. O seu partido conservador nacionalista, Lei e Justiça (PiS), venceu as legislativas de 15 de outubro, mas sem a maioria dos deputados.

A rejeição da câmara baixa do parlamento polaco (Sejm) a Mateusz Morawiecki abre caminho à segunda etapa constitucional, na qual um grupo de pelo menos 46 deputados pode apresentar um novo candidato a primeiro-ministro.

Após as eleições de 15 de outubro, três partidos da oposição polaca anunciaram uma aliança para constituir Governo, uma iniciativa liderada pela Plataforma Cívica (PO), do antigo primeiro-ministro e ex-presidente do Conselho Europeu, que deverá ser o nome indicado para chefiar o executivo.

Donald Tusk assinou acordos com as coligações Terceira Via e A Esquerda, devendo conseguir pouco menos de 250 votos. Tusk discursa na terça-feira – quando também enfrentará uma votação pelo parlamento – e se o previsível ocorrer, o líder da PO regressará ao cargo de primeiro-ministro após mais de nove anos.

Tusk apresentou os membros do futuro gabinete na sexta-feira, prometendo que vai trabalhar para desbloquear os 35 mil milhões de euros da União Europeia (UE) para a recuperação pós-pandemia e os 76,5 mil milhões de euros de fundos para desenvolvimento. 

Os apoios de Bruxelas foram congelados devido às reformas no sistema judicial promovidas pelo Governo do PiS.

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline