01/03/2024
 
 
Malala Yousafzai presente na palestra anual Nelson Mandela

Malala Yousafzai presente na palestra anual Nelson Mandela

Jornal i 04/12/2023 18:51

A intervenção da ativista paquistanesa e laureada com o Prémio Nobel da Paz, em 2014, centrar-se-á na “opressão sistémica das mulheres e raparigas por parte dos Talibãs no Afeganistão”.

 

Malala Yousafzai proferirá a 21.ª Palestra Anual Nelson Mandela, que terá lugar em Joanesburgo, na terça-feira.  

Em declarações à agência Lusa, a Fundação Mandela disse que a palestra se realiza no âmbito das cerimónias do 10.º aniversário da morte do líder histórico do ANC, e primeiro Presidente da democracia pós-‘apartheid’ sul-africana, que morreu no dia 5 de dezembro de 2013, em Joanesburgo, com 95 anos. 

Deste modo, a intervenção da ativista paquistanesa e laureada com o Prémio Nobel da Paz, em 2014, centrar-se-á na “opressão sistémica das mulheres e raparigas por parte dos Talibãs no Afeganistão”, disse ainda a organização.  

O objetivo passa por “aumentar a visibilidade de um esforço crescente para expandir a definição de ‘apartheid’ para incluir a opressão baseada no género”. 

Assim, Malala, que estará acompanhada por um painel de ativistas, irá “refletir sobre as lições da luta anti-‘apartheid’ da África do Sul e o legado de Nelson Mandela”, destacando “os apelos à ação das mulheres e raparigas afegãs para uma resposta global mais robusta”, referiu. 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline