01/03/2024
 
 
Erdogan com expetativa de “nova era” na visita à Grécia

Erdogan com expetativa de “nova era” na visita à Grécia

03/12/2023 12:53

Dois países estão em desacordo sobre questões como a demarcação de fronteiras, a exploração de energia no Mediterrâneo Oriental ou a divisão étnica de Chipre.

O Presidente da Turquia anunciou este domingo que a sua viagem à Grécia, prevista para o final da semana, deverá servir para iniciar “uma nova era” nas relações bilaterais. A relação dos dois países é marcada por divergências históricas.

“Espero que comece uma nova era”, disse Recep Tayyip Erdogan aos jornalistas no seu voo de regresso à Turquia, citado pela agência Europa Press. Vindo do Dubai, onde participou na COP28, o líder turco disse esperar discutir as “diferenças de opinião” e as perspetivas das relações entre a Turquia e União Europeia (UE) com o primeiro-ministro grego.

Por seu lado, Kyriakos Mitsotakis apoiou a possibilidade de ser reativado o acordo entre a Turquia e a UE sobre os migrantes, que está suspenso desde 2020, e que permitia ao bloco europeu devolver os migrantes em situação irregular.

“Vamos a Atenas com uma perspetiva vantajosa para todos” de “expandir a nossa cooperação”, sublinhou a Presidência turca num comunicado.

A troca de acusações entre Ancara e Atenas sobre a gestão das migrações é frequente, sendo que os dois países estão ainda historicamente em desacordo sobre questões como a demarcação de fronteiras, a exploração de energia no Mediterrâneo Oriental ou a divisão étnica de Chipre.

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline