24/04/2024
 
 
António Costa estará nos Balcãs Ocidentais domingo e segunda-feira

António Costa estará nos Balcãs Ocidentais domingo e segunda-feira

Jornal i 01/12/2023 13:02

Objetivo é reforçar o compromisso de Portugal quanto ao processo de alargamento da União Europeia

O primeiro-ministro vai estar no domingo e na segunda-feira nos Balcãs Ocidentais para reforçar o compromisso de Portugal quanto ao processo de alargamento da União Europeia (UE). Países da região aguardam há anos a adesão à UE. 

António Costa começa a a visita na Albânia, chegando no domingo à capital, Tirana, onde se reunirá com o primeiro-ministro albanês, Edi Rama. Na segunda-feira, o chefe de Governo português desloca-se à capital da Macedónia do Norte, Skopje, onde irá encontrar-se com o primeiro-ministro macedónio, Dimitar Kovačevski. Depois, segue-se um almoço em Podgorica, no Montenegro, com o primeiro-ministro do país, Milojko Spajić.

A ideia é reforçar o compromisso de Portugal com estes países quanto ao alargamento, numa altura que surgem críticas no bloco comunitário sobre “dois pesos e duas medidas” relativamente ao processo de alargamento da UE.

Apesar de a União ter vindo a desenvolver uma política de apoio à integração progressiva, estes países dos Balcãs Ocidentais encontram-se há vários anos à espera da adesão ao bloco comunitário.

Em 2013, a Croácia tornou-se o primeiro dos sete países dos Balcãs Ocidentais a aderir à UE, enquanto a Albânia, a Bósnia-Herzegovina, o Montenegro, a Macedónia do Norte e a Sérvia têm oficialmente o estatuto de países candidatos. 

Entretanto, foram iniciadas negociações e abertos capítulos de adesão com o Montenegro e a Sérvia. As negociações com a Albânia e a Macedónia do Norte foram iniciadas em julho de 2022 e o Kosovo apresentou a sua candidatura à adesão em dezembro de 2022.

A visita de António Costa surge também a poucos dias de um decisivo Conselho Europeu, que se realiza em Bruxelas em meados de dezembro, no qual os líderes da UE vão discutir a abertura de negociações formais para a adesão da Ucrânia e Moldávia.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline