15/04/2024
 
 
68% dos portugueses pensa que IA vai eliminar postos de trabalho

68% dos portugueses pensa que IA vai eliminar postos de trabalho

Jornal i 27/11/2023 22:08

São os homens e os mais jovens (até aos 34 anos) quem mais procura saber como a Inteligência Artificial (IA) poderá alterar a sua função.

Um estudo do Observador Cetelem divulgado esta segunda-feira mostra que quase três em cada quatro portugueses (68%) acredita que a Inteligência Artificial (IA) levará  a uma redução do número de postos de trabalho. 

“Os resultados do Observador Inteligência Artificial 2023 (…) revela que a maioria dos inquiridos (68%) acreditam que a IA irá provocar uma redução dos postos de trabalho”, lê-se num comunicado. “Uma das dúvidas que prevalece é sobre a possibilidade de as máquinas substituírem o homem nas suas funções profissionais”, acrescenta a nota sobre o estudo. 

De acordo com o documento, a opinião de que os humanos “poderão ser substituídos pelas máquinas, levou a que 80% dos inquiridos referissem que se informaram ou se tencionam informar sobre o impacto da Inteligência Artificial no seu trabalho”.  

São os homens e os mais jovens (até aos 34 anos) quem mais procura saber como a IA poderá alterar a sua função. 

A “importância do conhecimento das novas tecnologias é reconhecida pelos inquiridos”, revela o estudo, “uma vez que se verifica que a larga maioria (75%) tem interesse em formações na área, tendo intenção de procurar – ou já procurado – informações sobre as que estão disponíveis”.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline