17/04/2024
 
 
Duarte Pacheco incendeia Assembleia da União Interparlamentar

Duarte Pacheco incendeia Assembleia da União Interparlamentar

Jornal i 27/10/2023 09:19

O discurso do deputado social-democrata de apoio a Israel gerou fortes reações na reunião em Luanda, com vários participantes a gritarem ‘vergonha’.

Duarte Pacheco foi vaiado na abertura da 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP), em Luanda. Deputados da Palestina, Irão, e de outras delegações presentes na reunião expressaram o seu desagrado perante o discurso do presidente cessante da organização que falou sobre o direito de Israel a defender-se.

“Israel tem certamente o direito de se defender, mas deverá fazê-lo respeitando o direito internacional, o princípio da proporcionalidade e a abertura de corredores humanitários, para levar ajuda aos palestinianos que mais precisam dela”, defendeu o deputado do PSD.

O discurso caiu mal junto de alguns representantes dos países do Médio Oriente, que se dirigiram à tribuna, onde se encontrava o deputado português, para manifestar a sua indignação, gritando “vergonha”, por considerarem “tendencioso” o discurso de Duarte Pacheco. Acusação essa que o deputado social-democrata já rejeitou, sublinhando que aquilo que disse “é o que está na Resolução das Nações Unidas”.

O Presidente da Assembleia da República que também participou na Assembleia Geral da UIP, comentou o episódio, considerando “normais” as reações de desagrado de algumas delegações parlamentares ao discurso do presidente da União Interparlamentar (UIP) sobre o conflito israelo-palestiniano, tendo em conta a falta de consenso da comunidade internacional sobre esta matéria.

“Esta posição é muito clara, mas evidentemente não é unânime na comunidade internacional e é natural que numa assembleia que congrega 179 delegações haja alguns que não gostem desta posição”, defendeu Augusto Santos Silva

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline