23/04/2024
 
 
Primeiros Jogos Mundiais da Amizade realizam-se na Rússia em 2024

Primeiros Jogos Mundiais da Amizade realizam-se na Rússia em 2024

Jornal i 19/10/2023 17:12

A competição, que juntará 30 desportos, é uma alternativa aos Jogos Olímpicos

A Rússia anunciou esta quinta-feira que vai organizar entre 15 e 29 de setembro de 2024 os primeiros Jogos Mundiais da Amizade. A competição, que juntará 30 desportos, é uma alternativa aos Jogos Olímpicos, marcados para o verão do próximo ano em Paris. 

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou esta quinta-feira o decreto da nova competição, que vai decorrer em Moscovo e Ecaterimburgo, e que pretende garantir a “livre participação dos desportistas russos”, bem como desenvolver “novos formatos de cooperação desportiva internacional”.

Para a nova competição, são esperados mais 5.000 atletas que se apresentarão em 20 modalidades olímpicas e outras dez – que ainda estão em estudo – que não integram o programa de Paris 2024. O evento vai contar com prémios monetários de 45 milhões de euros.

Os Jogos Mundiais da Amizade, que vão decorrer a cada quatro anos, podem incluir um desfile na praça Vermelha e o ministro russo dos desportos, Oleg Matitsin, justifica a organização com a necessidade do país “reagir com diligência às mudanças da ordem desportiva mundial”, bem como “determinar o papel e lugar da Rússia na construção do futuro do desporto”.

Em 2024 a cidade russa de Kazan vai ser igualmente palco dos Jogos BRICS, de 12 a 23 de junho. Deverão participar, além da Rússia, os outros  fundadores do grupo – Brasil, China, Índia e África do Sul – bem como os seus novos membros, Irão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Argentina, além de outros países convidados.

Antes, entre 23 de fevereiro e 3 de março, a mesma cidade recebe os Jogos do futuro. A organização espera receber equipas de mais de 100 países, numa competição que alia a inteligência artificial, tecnologia informática, robótica, realidade virtual e desporto cibernético, combinados com a atividade física.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline