29/02/2024
 
 
Medicamento falsificado em circulação na UE

Medicamento falsificado em circulação na UE

Dreamstime Jornal i 19/10/2023 11:11

Em Portugal foram detetadas unidades falsificadas.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA), alertou o Infarmed para a circulação de embalagens falsificadas de Ozempic, medicamento injetável para a diabetes.

Numa nota publicada, pela Autoridade Nacional do Medicamento, lê-se que “o Infarmed foi informado pela EMA, assim como algumas Autoridades congéneres, da deteção e suspeita de unidades falsificadas do medicamento Ozempic, semaglutido, solução injetável em caneta pré-cheia, (várias dosagens) em alguns países do mercado europeu”.

“No entanto, até à presente data, não foram detetadas unidades falsificadas do referido medicamento na cadeia de distribuição nacional" assegurou o Infarmed, reforçando que “está em contacto com vários intervenientes do circuito de medicamentos, para que possam estar ainda mais alerta para esta situação concreta”.

A Autoridade Nacional do Medicamento relembra ainda que a aquisição de medicamentos deve apenas ser feita em farmácias, ou no caso de medicamentos não sujeitos a receita médica, nos locais autorizados, frisando que não podem ser comercializados online.

Relativamente ao panorama europeu, a EMA “está a investigar esta situação, em conjunto com as autoridades reguladoras de medicamentos da União Europeia (UE) e com o auxílio de entidades policiais. O objetivo passa por alertar todos os intervenientes do circuito de medicamentos da UE, para a possibilidade da comercialização de apresentações falsificadas do referido medicamento".

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline