03/03/2024
 
 
Santa Maria. Infetado com bactéria multirresistente um dos 11 bebés internados

Santa Maria. Infetado com bactéria multirresistente um dos 11 bebés internados

Jornal i 31/07/2023 17:46

Bebé está a tomar antibióticos e encontra-se bem. 

Foi infetado um dos 11 bebés prematuros colonizados com uma bactéria multirresistente no Hospital Santa Maria, em Lisboa. 

André Graça, diretor do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), disse aos jornalistas, esta segunda-feira, que o bebé se encontra a tomar os “antibióticos adequados” e que está “francamente melhor”. 

A alta do bebé dependerá de outros fatores, explica o responsável, uma vez que os bebés colonizados, não tendo clínica sugestiva de infeção, têm alta e depois hão de resolver a sua colonização "em casa, com o tempo".  

"Fora do ambiente hospitalar é uma situação completamente diferente", afirmou, acrescentando que os outros 10 bebés prematuros colonizados estão sem infeção e assim continuarão até a sua alta hospitalar. Destes, dois ou três bebés terão alta porque "estão perfeitamente bem, apesar do seu estado de colonização". 

"À medida que vamos tendo cada vez mais estudos negativos, maior a probabilidade de não virem a estar colonizados", continuou.  

Recorde-se que o serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria registou, desde há duas semanas, 15 bebés colonizados com uma bactéria multirresistente, dos quais 11 se mantêm internados, três tiveram alta e um morreu. 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline