23/02/2024
 
 
EUA e Reino Unido querem rápida adesão da Suécia à NATO

EUA e Reino Unido querem rápida adesão da Suécia à NATO

AFP Jornal i 10/07/2023 15:39

A Turquia e a Hungria são os únicos países que se opõem à adesão da Suécia.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos e Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico, concordaram esta segunda-feira que a Suécia deveria poder aderir rapidamente à NATO, durante um encontro em Londres, adiantou um porta-voz do Governo britânico.

Os Estados Unidos e o Reino Unido, "concordaram com a necessidade de assegurar que a Suécia tenha uma via rápida para a plena adesão à NATO", referiu o porta-voz.

A Turquia e a Hungria são os únicos países que se opõem à adesão da Suécia.

Apesar de terem discutido e sublinhado o apoio à Ucrânia, o formato de adesão deste país à Aliança Atlântica não foi mencionado na reunião de cerca de 40 minutos na residência oficial do primeiro-ministro britânico, em Downing Street.

Biden afirmou em entrevista ao canal americano CNN durante o fim de semana que não há unanimidade entre os aliados sobre as perspetivas de incluir Kiev "em plena guerra", pelo que terá de esperar pelo fim do conflito desencadeado pela invasão da Rússia em fevereiro de 2022.

O Reino Unido concorda com uma aceleração do processo, tema que deverá ser abordado durante a cimeira da NATO em Vilnius, Lituânia, entre terça e quarta-feira.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline