10/12/2023
 
 
Coleção de Delon já foi leiloada

Coleção de Delon já foi leiloada

Jornal i 24/06/2023 20:47

Venda de obras de Dürer, Rembrandt e Degas, entre outros, rendeu mais de sete milhões de euros. Receita vai para beneficência.

Pode ser o sinal de que o fim do grande ator está cada vez mais próximo. A coleção de arte de Alain Delon foi ontem leiloada em Paris, tendo rendido mais de sete milhões de euros, dinheiro que se destina a obras de beneficência.

Entre as 84 obras leiloadas encontram-se pinturas de Delacroix e Corot, o grande paisagista do século XIX, gravuras de Dürer – OCavaleiro, A Morte e o Diabo, de 1513 – e de Rembrandt, desenhos de Degas e de mestres italianos do século XVI, e esculturas de animais de Rembrandt Bugatti e de Guyot. Porém, a grande estrela foi uma tela de Raoul Dufy, A Baía de Sante-Adresse, o único lote que superou a marca de um milhão de euros.  

Delon fez a sua primeira aquisição em 1969, e logo três anos depois perdia a cabeça com um desenho de um inseto da mão de Dürer. A sua coleção haveria de crescer exponencialmente com compras em Londres e Paris, especialmente na década de 70. Com uma predileção muito clara pelo desenho e em particular por Millet, o autor do Angelus (1857).

«A diferença entre os profissionais e eu é que eles têm um limite, eu não», confidenciou o ator numa entrevista ao Le Monde em 2007. «Eles podem ter mais dinheiro, mas quando passa uma certa estimativa, param. Eu estava tão fora naquela época que fiquei com o último desenho de Dürer colocado numa venda pública».

Oator francês de 87 anos revelou em março último que se despediria da vida com recurso ao suicídio assistido.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline