09/06/2023
 
 
Rússia fecha consulado da Suécia e expulsa diplomatas

Rússia fecha consulado da Suécia e expulsa diplomatas

Redação 25/05/2023 12:51

Esta reação de Moscovo aconteceu depois de uma medida idêntica tomada por Estocolmo há um mês.

A Suécia afirmou ser "muito lamentável" a expulsão de cinco diplomatas suecos da Rússia e o encerramento do Consulado Geral em São Petersburgo.

Esta reação de Moscovo aconteceu depois de uma medida idêntica tomada pelas autoridades suecas há um mês.

"A decisão russa é muito lamentável. A Rússia decidiu expulsar cinco diplomatas suecos que atuavam no quadro da Convenção de Viena e exerciam atividades diplomáticas normais na Rússia", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Tobias Billström, através de um comunicado.

O ministro disse que o consulado era uma "força motriz" da cooperação entre os dois países "no seu sentido mais lato".

"A decisão de hoje é mais uma confirmação dos desenvolvimentos políticos negativos da Rússia e do seu isolamento internacional", afirmou.

A Rússia alegou uma "incessante campanha de russofobia na Suécia" e a expulsão, em abril, de cinco diplomatas russos, o que agravou a situação das relações bilaterais, "que nunca estiveram num nível tão baixo", segundo um comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

A diplomacia russa anunciou, esta quinta-feira, o encerramento dos consulados-gerais da Suécia em São Petersburgo e da Rússia na cidade sueca de Gotemburgo a partir de 1 de setembro, em resposta à "política de confronto" de Estocolmo.

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline