
Anúncio foi feito esta terça-feira por Magina da Silva
O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) disse esta terça-feira que vão ser condecorados os dois primeiros polícias que responderam ao alerta para o ataque no Centro Ismaili, em Lisboa.
Manuel Magina da Silva adiantou aos jornalistas, em declarações à margem da celebração dos 16 anos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras (Lisboa), que "dois polícias chegaram-se à frente e serão devidamente condecorados, não pode ser de outra forma, logo que a poeira assente. Há um inquérito em curso. Tudo aponta para que sejam devidamente reconhecidos".
"Efetivamente, o pior aconteceu e foi implementado por dois polícias, dois heróis polícias, o protocolo do atacante ativo, ou seja, quem estiver mais próximo, mais rapidamente intervém e tenta anular a ameaça em curso", afirmou ainda.
Os agentes vão ser agraciados com o Prémio de Segurança Pública, uma honra concedida a polícias que praticam atos nos quais há risco de vida e que salvam vidas em serviço.
O diretor nacional da PSP lembrou que a intervenção rápida daqueles dois polícias evitou um maior número de mortes: "Estavam cerca de 40 pessoas no interior e claramente a rápida intervenção evitou que mais pessoas sofressem ataques graves à sua integridade física ou à vida".