24/04/2024
 
 
Ensino Secundário. Regras dos exames nacionais aplicadas na pandemia mantêm-se este ano

Ensino Secundário. Regras dos exames nacionais aplicadas na pandemia mantêm-se este ano

Bruno Gonçalves Jornal i 03/04/2023 12:17

Exames nacionais não contam para avaliação interna, servindo apenas para acesso ao ensino superior.

As regras de acesso ao ensino superior e conclusão do ensino secundário, aprovadas provisoriamente no âmbito da pandemia em Portugal, vão continuar em vigor este ano, segundo o diploma publicado, esta segunda-feira, em Diário da República.

A manutenção das regras já tinha sido anunciada pelo Governo, com os ministros da Educação, João Costa, e do Ensino Superior, Elvira Fortunato, a justificarem a decisão com a necessidade de garantir previsibilidade aos alunos que estão a terminar o secundário.

À semelhança dos últimos anos, os exames finais nacionais são apenas provas de ingresso para o ensino superior "sem prejuízo da sua utilização para efeitos de aprovação e conclusão, bem como para melhoria da classificação anteriormente obtida", lê-se no decreto-lei 22/2023 publicado hoje.

Assim, os alunos só vão fazer exames às disciplinas que precisam para se candidatarem à licenciatura que pretendam ou então se quiserem melhorar a nota de um exame já feito ou para aumentar a nota interna, de modo a elevarem a média de acesso.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline