06/02/2023
 
 
Serviço de espionagem russo acusa Ucrânia de guardar armas fornecidas pelo Ocidente em centrais nucleares

Serviço de espionagem russo acusa Ucrânia de guardar armas fornecidas pelo Ocidente em centrais nucleares

AFP Jornal i 23/01/2023 11:47

Recorde-se de que, desde o início do conflito armado, a 24 de fevereiro do ano passado, que as centrais nucleares ucranianas estão no centro das atenções.

O Serviço de Informações Externas da Rússia (SVR) está a acusar a Ucrânia de armazenar armas fornecidas pelo Ocidente em centrais nucleares existentes no país. 

O serviço de espionagem russo terá dito, de acordo com a agência Reuters, que as "Forças Armadas ucranianas estão a armazenar armas e munições fornecidas pelo Ocidente no território das centrais nucleares", contudo, ainda não forneceu qualquer prova para essa afirmação. 

A mesma fonte explicou que os sistemas de lançamento de mísseis HIMARS, fornecidos pelos Estados Unidos da América (EUA), assim como outros sistemas de defesa antiaérea e munições de artilharia, tinham sido entregues na última semana de dezembro na central nuclear de Rivne, no noroeste da Ucrânia. 

Recorde-se de que, desde o início do conflito armado, a 24 de fevereiro do ano passado, que as centrais nucleares ucranianas estão no centro das atenções. Um exemplo disso é o caso da ocupação russa da central desativada de Chernobyl, menos de 48 horas após o início da invasão, e da de Zaporíjia, a maior da Europa. 

 

 

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline