06/02/2023
 
 
Universo Marvel de volta à China

Universo Marvel de volta à China

Jornal i 20/01/2023 13:03

Três anos depois de terem sido proibidos, os filmes de super-heróis ‘made in USA’ podem voltar a ser vistos nas salas chinesas.

Após um hiato de três anos que nunca chegou a ser explicado cabalmente pelas autoridades de Pequim, os filmes da Marvel podem voltar a ser exibidos nas salas de cinema chinesas.

Foi a própria empresa que fez o anúncio, na noite da passada terça-feira, através da rede social chinesa Weibo, ao publicar os cartazes de três produções suas com as respetivas datas de estreia – Black Panther: Wakanda para Sempre chega às salas a 7 de fevereiro e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania duas semanas depois.

O último filme da Marvel a ser exibido naquele país foi Homem-Aranha: Longe de Casa, em julho de 2019. Depois disso, os super-heróis da franchise norte-americana foram interditados nos ecrãs chineses, sem que alguma vez fosse apresentada uma explicação oficial.

Suspeita-se, no entanto, que a proibição possa ter sido uma retaliação a comentários depreciativos de atores e cineastas em relação ao regime de Xi Jinping. Outra hipótese avançado é as autoridades chinesas quererem conter a penetração da cultura norte-americana e dos seus valores.

Mas tudo isso terminou agora depois de três anos de jejum. Continua, ainda assim, a haver um limite:_as salas chinesas só podem exibir um máximo de 34 películas estrangeiras por ano.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline