08/12/2022
 
 
Operação Teia. PGR averigua atuação do MP quanto a Luísa Salgueiro

Operação Teia. PGR averigua atuação do MP quanto a Luísa Salgueiro

Bruno Gonçalves Jornal i 25/11/2022 08:51

Processo de averiguação pretende “dissipar dúvidas surgidas no espaço público”, diz PGR.

A procuradora-geral da República instaurou um processo especial de averiguação para “dissipar dúvidas” e aferir a “relevância disciplinar” da atuação do Ministério Público (MP), que constituiu como arguida a presidente da Câmara de Matosinhos no âmbito da Operação Teia.

“Na sequência de dúvidas surgidas no espaço público sobre a atuação do Ministério Público no que respeita à constituição como arguida da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos no âmbito do designado processo Teia, a Procuradora-Geral da República, na qualidade de Presidente do Conselho Superior do Ministério Público, determinou, no dia 17 de novembro, a instauração de um procedimento especial de averiguação”, revelou o gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a nota da PGR, esse procedimento destina-se a “dissipar tais dúvidas, aferindo da eventual relevância disciplinar da atuação do Ministério Público”.

Em causa está um processo relacionado com a nomeação de Marta Laranja Pontes como chefe de gabinete da presidência em Matosinhos. Luísa Salgueiro foi constituída arguida pelo MP no caso Operação Teia, investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto por suspeitas de violação das regras da contratação pública, em dezenas de ajustes diretos.

A contratação de Marta Laranja Pontes para chefe de gabinete da autarca teria, segundo o MP, “ocorrido por influência pessoal dos principais arguidos do processo: Joaquim Couto e a sua então mulher, Manuela Couto, e do próprio Laranja Pontes [ex-presidente do IPO do Porto e pai de Marta Laranja Pontes], que já à altura era dado como próximo de Luísa Salgueiro”.

Contudo, não existem concursos públicos para escolha dos membros dos gabinetes dos presidentes de Câmara.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


Especiais em Destaque

iOnline

iOnline
×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline