05/12/2022
 
 
Presidente da Bielorrússia bloqueia aumento de preços no país

Presidente da Bielorrússia bloqueia aumento de preços no país

Jornal i 06/10/2022 19:17

Medida tem por objetivo combater inflação.

O Presidente da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko, anunciou esta quinta-feira a proibição de qualquer aumento de preços no país para combater a inflação.

"A partir do dia 06 [de outubro], é proibido aumentar os preços do que quer que seja. Pro-i-bi-do!", disse o Lukashenko, numa reunião do Governo, citado serviço de imprensa da Presidência da República. "Não é a partir de amanhã, é a partir de hoje", insistiu. 

"Os preços atualmente são exorbitantes, estão a subir vertiginosamente. Precisamos de que eles não aumentem mais, em lugar algum", acrescentou o líder bielorruso, não chegando a explicar como será aplicada a proibição em questão, dizendo que somente que "os ministros e os governadores" poderão autorizar "exceções".

Note-se que a inflação na Bielorrússia, país onde setores inteiros da economia continuam sob o controlo do Estado desde o fim da União Soviética, atingiu os 18% (17,9%) num ano, segundo dados oficiais.

"Os preços da carne, dos laticínios, das aves (...) estão a aumentar. Uma falta de ovos foi constatada nos últimos dias em Minsk", relatou Lukashenko. E o aviso ficou deixado: "Senhores, não deixem nenhuma loja fechar, nenhum negócio, nenhum restaurante. Façam com que eles não saiam do mercado. Caso contrário, responderão por isso!".

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


Especiais em Destaque

iOnline

iOnline
×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline