26/09/2022
 
 
Miranda Sarmento apela ao voto no candidato do Chega para vice da AR

Miranda Sarmento apela ao voto no candidato do Chega para vice da AR

Mafalda Gomes Joana Mourão Carvalho 22/09/2022 11:59

O líder do grupo parlamentar do PSD pediu aos deputados sociais-democratas que votem a favor da candidatura de Rui Paulo Sousa nas eleições que se realizam esta quinta-feira.

O líder parlamentar do PSD apelou ao voto a favor da nova candidatura do Chega à vice-presidência da Assembleia da República nas eleições que se realizam esta quinta-feira.

Numa mensagem enviada esta quinta-feira aos deputados da bancada social-democrata, a que o i teve acesso, Joaquim Miranda Sarmento lembra que "a prática parlamentar estabelecida desde sempre atribui aos quatro partidos mais votados a possibilidade de indicarem um deputado para exercer a vice-presidência da Assembleia da República". 

"Nesse sentido, a direção do GP apela às senhoras e senhores deputados que votem a favor da candidatura apresentada nas eleições que se realizam hoje", lê-se na mesma mensagem.

Depois de Diogo Pacheco Amorim e Gabriel Mithá Ribeiro terem falhado a eleição no inicio da legislatura, o Chega vai agora propôr o nome do deputado e vice-presidente da bancada parlamentar Rui Paulo Sousa como terceiro candidato do partido a uma das vice-presidências do Parlamento. Nesta eleição só vai a jogo o partido liderado por André Ventura, com a Iniciativa Liberal, que também não conseguiu eleger o líder João Cotrim Figueiredo para a função, a continuar a deixar a cadeira vazia, por entender que “as circunstâncias não se alteraram”.

Na missiva dirigida ao grupo parlamentar do PSD, Miranda Sarmento refere ainda que o partido "nunca inviabilizou as candidaturas apresentadas por todas as forças políticas" que dispõem da possibilidade de indicarem um deputado para ocupar uma das cadeiras na vice-presidência do Parlamento.

Para eleger Rui Paulo Sousa a um dos lugares vagos como membro da Mesa, o Chega necessita de 116 votos favoráveis. Em março, quando o presidente da bancada social-democrata ainda era Paulo Mota Pinto, Pacheco de Amorim conseguiu apenas 35 votos favoráveis, obtendo 183 votos brancos e seis nulos. Já Mithá Ribeiro obteve 37 votos a favor, 177 brancos e 11 nulos.

 

 

 

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline