02/10/2022
 
 
Relações entre a China e o Cazaquistão importantes para a paz mundial

Relações entre a China e o Cazaquistão importantes para a paz mundial

Oficina I | Conteúdo patrocinado 19/09/2022 12:40

Trata-se da primeira visita do presidente ao exterior desde o início do surto da epidemia de Covid-19, e a sua quarta visita a este país.

Conteúdo Patrocinado. Artigo publicado em parceria com a Associação Portuguesa de Imprensa

O Presidente chinês, Xi Jinping, iniciou uma viagem pela Ásia Central, e o primeiro país onde parou foi o Cazaquistão.

Trata-se da primeira visita do presidente ao exterior desde o início do surto da epidemia de Covid-19, e a sua quarta visita a este país.

No final da breve visita, e ao despedir-se de Xi Jinping, o Presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, afirmou:

“Embora a visita do presidente Xi Jinping tenha sido curta, foi rica em conteúdo e frutífera”.

Durante esta visita, muitos detalhes refletiram a profunda amizade entre os dois países, mas o mais relevante foi o encontro oficial entre os dois chefes de Estado.

Vejamos as razões que terão levado a que o Presidente chinês escolhesse o Cazaquistão para esta primeira viagem e quais as mensagens que a visita pretendeu transmitir.

Recorde-se que em fevereiro deste ano, o Presidente Xi Jinping recebeu o presidente Tokayev, que esteve na China para participar da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

Agora, no início deste novo encontro, Xi Jinping afirmou estar muito feliz por reunir novamente com o seu homólogo cazaque.

Por seu turno, o Presidente Tokayev disse estar convencido de que a visita de Xi Jinping se assumirá como um novo marco na história do desenvolvimento das relações Cazaquistão-China.

Após o encontro de ambos em Pequim, há mais de meio ano, Tokayev afirmou que o significado das relações China-Cazaquistão vai para além do âmbito bilateral e é de grande importância para a paz e estabilidade da região e até do mundo.

E agora, no fim de mais esta visita, reafirmou que as relações entre os dois países assumem “um significado especial na atual situação internacional turbulenta e complexa”.

Também Xi Jinping salientou que os dois países devem fortalecer a cooperação internacional, praticar o verdadeiro multilateralismo e dar contributos para a construção de um sistema de governança global mais justo e razoável.

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


Especiais em Destaque

iOnline
×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline