11/12/2023
 
 
Guerra. Partido de Vladimir Putin propõe referendos de anexação de territórios ucranianos

Guerra. Partido de Vladimir Putin propõe referendos de anexação de territórios ucranianos

AFP Jornal i 07/09/2022 18:43

Data proposta, 4 de novembro, corresponde ao dia da Unidade Nacional, que celebra uma revolta popular do século XVII que expulsou de Moscovo as forças de ocupação polacas.

 

O Rússia Unida, o partido de Vladimir Putin, Presidente da Rússia, propôs esta quarta-feira realizar referendos nos territórios que se encontram sob controlo das tropas russas na Ucrânia, no dia 4 de novembro, com o objetivo de os anexar  à Rússia. 

"Donetsk, Lugansk e muitas outras cidades russas vão, por fim, regressar ao seu porto de origem. E o mundo russo, atualmente dividido por fronteiras formais, recuperará a sua integridade", disse Andrei Turtchak, secretário do Conselho-Geral da Rússia Unida. “Seria oportuno realizar esses referendos no Donbass [leste ucraniano] e nos territórios libertados a 04 de novembro", continuou o responsável, referindo-se às regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk.

“Vamos preparar-nos para esta data concreta”, disse ainda Kirill Stremoossov, um responsável das autoridades instaladas por Moscovo em Kherson, de acordo com as agência russas. 

A data proposta corresponde ao dia da Unidade Nacional, que celebra uma revolta popular do século XVII que expulsou de Moscovo as forças de ocupação polacas.

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline