07/02/2023
 
 
ASAE apreende 334 quilos de moluscos vivos e pescado em vários mercados de norte a sul do país

ASAE apreende 334 quilos de moluscos vivos e pescado em vários mercados de norte a sul do país

António Rilo Jornal i 22/08/2022 12:23

A autoridade fez, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização em mercados municipais, lojas, bancas e lugares de terrado.

Foram apreendidos 334 quilos de moluscos bivalves vivos e pescado através de uma operação de fiscalização encetada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que decorreu nas últimas semanas de norte a sul do país.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a ASAE explicou que esta operação, denominada de “Mercados Municipais”, tinha como objetivo verificar “o cumprimento das regras estabelecidas ao nível de higiene, segurança alimentar e de qualidade, bem como os requisitos específicos aplicáveis ao pescado e moluscos bivalves vivos”, nos mercados municipais, lojas, bancas e lugares de terrado.

No total, foram fiscalizados 121 operadores económicos, tendo sido instaurados cinco processos de contraordenação. Também foram apreendidos dois instrumentos de pesagem e 334 quilos de moluscos bivalves vivos e pescado, que perfazem um valor estimado de 3.715,50 euros.

A ASAE verificou certas infrações nestes locais como a “falta de controlo metrológico de pesos, a inexatidão ou deficiência na rotulagem e o incumprimento da informação sobre géneros alimentícios”.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline