12/08/2022
 
 
Portugal com mais de 700 casos de Monkeypox

Portugal com mais de 700 casos de Monkeypox

Jornal i 04/08/2022 22:07

Balanço da DGS dá conta de mais 77 casos do que na semana passada. 

Já foram identificados em Portugal 710 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox. A informação foi avançada esta quinta-feira, pela Direção Geral da Saúde (DGS). 

Este número equivale ao número de casos até dia 3 de agosto, sendo que, recorde-se, na passada sexta-feira foi feito um balanço que dava conta de 633 casos, tendo por isso sido detetados mais 77 casos. 

A presença deste vírus foi detetada em Portugal a 3 de maio, tendo ai sido confirmados cinco casos de infeção. 

A 16 de julho, começou a vacinação sendo que, até à passada segunda-feira, 1 de agosto, foram vacinados "73 contactos dos 104 considerados elegíveis (70,2%)". 

Os 10 países mais afetados por este surto são Espanha, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Canadá, Portugal, Brasil e Itália. 

De acordo com a DGS, uma pessoa que esteja doente só deixa de estar infecciosa após a cura completa e a queda das crostas das lesões dermatológicas, período que poderá chegar a demorar quatro semanas. 

Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline