09/08/2022
 
 
Santana Lopes considera que encontro de Marcelo com Lula da Silva "é um tique colonialista"

Santana Lopes considera que encontro de Marcelo com Lula da Silva "é um tique colonialista"

Miguel Silva Jornal i 02/07/2022 22:10

Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz considera que as relações "Estado a Estado têm regras".

Pedro Santana Lopes veio comentar o encontro de Marcelo com Lula da Silva este sábado no Brasil. O ex-primeiro ministro afirma, numa publicação partilhada na sua página de Facebook, que as relações "Estado a Estado têm regras", especialmente quando estamos "em ano de eleições, como acontecerá dentro de três meses no Brasil".

"Os Chefes de Estado estrangeiros, quando vêm a Portugal encontram- se com os anteriores Presidentes? Claro que não. O que importa são os Povos? Sem dúvida. E os Povos é que pagam estes incidentes. Lula da Silva pode ganhar de novo à Presidência? Haverá tempo para encontros com o especial amigo de quem sabemos. Será que Marcelo, em França, se encontrou com Melenchon ou Marine LePen, (ou François Hollande e Nicolas Sarkozy). Julgo que não", lê-se na publicação escrita pelo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz. 

Santana Lopes questionada ainda se Marcelo "age de modo diferente nos Países da CPLP?" e responde à própria questão: "É um tique colonialista". 

"Devemos tratar os outros com as regras que exigimos para tratarem connosco. Há regras, especialmente para um Chefe de Estado", termina. 

Recorde-se que esta sexta-feira o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, cancelou o encontro que teria com Marcelo Rebelo de Sousa, alegadamente devido ao encontro que o chefe de Estado português tinha agendado com Lula da Silva. 

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline