29/06/2022
 
 
Costa Silva afasta para já imposto sobre lucros excecionais das empresas

Costa Silva afasta para já imposto sobre lucros excecionais das empresas

Sónia Peres Pinto 11/04/2022 09:24

De acordo com o governante, a medida "foi discutida no Parlamento como resposta a uma pergunta", afastando para já a sua implementação.

A ideia de avançar com uma taxa sobre os lucros excecionais das empresas, entre elas as do setor da energia, é uma “solução de último caso” que o Governo pode implementar se entender que é necessário. A garantia foi dada esta segunda-feira pelo ministro da Economia e do Mar.

De acordo com António Costa Silva, a medida "foi discutida no Parlamento como resposta a uma pergunta", afastando para já a sua implementação.

Ainda assim, o governante salientou que o Governo está a "radiografar todos os setores e, se houver lugar à existência de lucros inesperados e aleatórios, estaremos atentos, porque o Estado não tem recursos infinitos", acrescentando que "se conjunturalmente uma empresa que tinha lucros de 20% está com lucros de 80%, situações acima do patamar normal de lucros, podemos falar com essas empresas, de forma concertada"

E deixou uma garantia: "Isto não tem nada de drama", lembrando que países como os Estados Unidos ou a Espanha têm impostos deste género, mas "temos essa medida como último caso e caso venha a ser necessária".

Recorde-se que o Governo anunciou esta segunda-feira de manhã as medidas aprovadas com vista a travar o aumento de preço e para que possam representar "soluções que possam efetivamente aliviar as empresas e famílias, sem causar problemas na espiral inflacionista", disse a ministra da Presidência.

Em conferência de imprensa, a governante garantiu que é “imperioso proteger as empresas e famílias dos efeitos da inflação” que resulta do aumento dos custos da produção e evitar a propagação das pressões inflacionistas perante um conflito que “traz consequências devastadoras tanto no plano humanitário como no plano económico, com um potencial muito grande de destruição da coesão social”.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline