
John Kirby apontou que os EUA estão a assistir a "ataques indiscriminados contra civis ucranianos" por parte da Rússia, dizendo que "em muitos casos são intencionais".
John Kirby, porta-voz do Pentágono, anunciou esta segunda-feira que o departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA) está a recolher provas de crimes de guerra cometidos pelas tropas russas durante a invasão da Ucrânia para que sejam utilizadas em eventuais processos contra os responsáveis.
O Pentágono está a contribuir "para o processo de investigação", explicou o porta-voz, John Kirby, em conferência de imprensa. A mesmo fonte, contudo, lembrou que qualquer que seja o desfecho, não será por uma decisão da liderança do Pentágono.
Desta forma, John Kirby apontou que os EUA estão a assistir a "ataques indiscriminados contra civis ucranianos" por parte da Rússia, dizendo que "em muitos casos são intencionais". E remata: "Claramente, [os russos] estão a causar um grande número de baixas civis", acrescentou.
Quer o Presidente norte-americano, Joe Biden, quer o secretário de Estado, Antony Blinken, já acusaram as forças russas de cometerem crimes de guerra na Ucrânia.